Livro "Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro" de Emmanuel Acho

“Conversas desconfortáveis com um homem negro”: uma resenha do livro de Emmanuel Acho

O livro do ex-jogador de futebol americano convida o leitor a tocar em assuntos delicados e propõe soluções para problemas relacionados ao racismo e privilégios de raça

O livro “Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro” (título original: “Uncomfortable Conversations with a Black Man”) de Emmanuel Acho foi publicado em 2020, como uma extensão do projeto do atleta para o YouTube. No livro são abordadas questões de raça, privilégio e equidade, buscando abrir diálogos, especialmente com pessoas brancas, sobre tópicos considerados tabus.

Filho de imigrantes nigerianos, nascido e criado no Dallas Texas, Emmanuel Acho é um ex-jogador de futebol americano e comentarista do canal Fox Sports. Seu livro logo se tornou best seller instantâneo do New York Times, após a apresentadora Oprah Winfrey divulgá-lo em seu programa.

No primeiro episódio da série de vídeos que inspirou o livro, Acho explica: “Eu fiz isso para vocês, meus irmãos e irmãs brancos, para aumentar o seu nível de entendimento para que vocês possam aumentar o nível de compaixão e seguir rumo a uma mudança. Então, considere este um espaço seguro para responder muitas perguntas que eu recebo de vocês”.

O autor compartilha experiências pessoais, e fornece contextos sociais e históricos, com o intuito de promover a compreensão de assuntos desconfortáveis entre diferentes comunidades. Em cada um dos 15 capítulos, ele abre espaço para diálogos diretos com o leitor, onde ele tenta estimular a empatia e atitudes antirracistas.

“Conversas Desconfortáveis” é um livro bastante esclarecedor e traz uma abordagem audaciosa ao pressionar seus leitores a enfrentar conversas que muitas vezes são evitadas. Ele gera uma jornada reflexiva do começo ao fim da obra.

Emmanuel Acho | Reprodução / Instagram @emmanuelacho

Direto ao assunto, mas ainda de forma sutil e convidativa, Emanuel traz capítulos divididos em três partes onde ele narra uma situação, fala dos problemas relacionados àquilo e dá uma solução para ser trabalhada por toda a sociedade, e assim o diálogo ocorre de forma brilhante.

O conteúdo do livro foi produzido durante a pandemia de coronavírus em 2020, quando ocorreram várias situações ao redor do mundo, especialmente nos EUA, com o assassinato de Geogre Floyd e o movimento do Black Live Matter, o que colocou muitas pautas raciais em evidência.

Então, Acho usa o momento perfeito para convocar os leitores a entender situações que pessoas negras passam no dia a dia, ao responder as perguntas que ele recebe nas redes sociais, expondo discriminação e violência.

O foco do autor é conversar com pessoas que querem um mundo mais humanizado, porém que ainda reproduzem comportamentos racistas, pessoas que estão dispostas a escutar o que um homem negro tem a falar.

Nas palavras do próprio autor: “Se as pessoas brancas são o problema, elas precisam fazer parte da solução”.

Uma das características mais marcantes do livro é o didatismo e simplicidade que ele usa para escrever sobre as questões delicadas. É muito fácil compreender seus argumentos pois ele usa uma metodologia acessível, que aproxima o leitor.

Emmanuel também traz ainda suas experiências pessoais frente ao racismo, mesmo tendo sua origem em um lugar de privilégio econômico. E apesar das suas histórias serem muito voltadas para o contexto norte-americano, é possível relacionar todos os ensinamentos às vivências de pessoas negras em qualquer lugar do mundo, inclusive brasileiros.

Acho trata ainda, em “Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro”, dos privilégios brancos, os esteriótipos disseminados por eles e o racismo estrutural sem apontar dedos. Ao invés de acusações, de maneira muito hábil, ele convida todos a refletirem juntos sobre esses assuntos e desenvolve maneiras que todos nós podemos desenvolver um mundo mais igualitário.

Ao final do livro há recomendações de leituras, sites, filmes, documentários, músicas, podcasts e atitudes antirracistas que todos nós podemos começar a ter para um mundo mais justo.

O trabalho de Emmanuel Acho é uma valiosa contribuição valiosa para o avanço de uma sociedade menos racista e cada vez mais empática. A leitura é essencial para quem busca se aprofundar nas questões raciais contemporâneas.

FICHA TÉCNICA

Título: Conversas desconfortáveis com um homem negro

Autor: Emmanuel Acho

ISBN: 9786556430881

Ano: 2021

Idioma: Português

Número de volumes: 1

Número de páginas: 240

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima